5/03/2007

Breve comentário sobre teatro

Gênero crítica/opinião

Simples como o próprio fim!

Estávamos ali naquela sala fria!
O ambiente de aparência monocromática era tão estéril quanto a impassibilidade em pessoa! Éramos médicos que assistiam aquele final de homem. Final de uma existência. O que pensa um homem que está com os minutos contados?
A existência se extingue! E ela se extinguia ali na minha frente. Suspiro. E não foi nada suave. Foi de morte mesmo. Eu poderia ser esse homem que se extingue. Os breves minutos pareciam uma vida para aquele ser em despedida.
Suspanto, assim poderia ser chamado por Mário de Andrade, caso ele estivesse ali naquela sala gélida, ouvindo os talvez trágicos sons humanos, assistindo a nossa Cosmogonia.
O público se vestia com artefatos brancos. Máscaras, luvas, gorros, proteções para os pés. Tudo para não haver nenhum contágio. Assim começa a peça “Cosmogonia – experimento n° 1”, escrita por Rodolfo Vásquez e dirigida por Alberto Guzic.
Minutos antes do início do espetáculo, o clima já se transforma. O público começa a vestir os apetrechos médicos que são distribuídos na entrada do teatro para assistir (ou participar) as cenas que viriam a seguir, na “sala do hospital”. A platéia semi-rodeia os artistas. Ivam Cabral vive o cientista que desaparece para a existência. Cléo de Páris é a deusa que dialoga nos delírios ou na sobre-realidade em que se encontra o personagem principal da peça. O público faz parte da peça, pois está dentro do cenário. Nem é preciso dizer que é um espetáculo incomum. Com essas descrições, nem que tentassem não cairiam no óbvio. Nada é óbvio. Os questionamentos que aquela arte sugere, e algumas vezes explicita, são de natureza universal.
O texto é focado na Teogonia, de Hesíodo, o primeiro grande relato cosmogônico da cultura clássica grega. O cientista agonizante se encontra com duas divindades gregas, a Musa Belavoz e outra, a Moira Inflexível, esta responsável pela partida dos homens e dos deuses. O personagem de Ivam Cabral pede para que as musas expliquem a natureza do universo, seus pensamentos questionam os limites da ciência frente a vida e a morte.
Espetáculo de recursos muito criativos, um deles é que os espectadores, em alguns momentos, precisam puxar um pano branco com buracos onde colocam a cabeça, separando assim esta parte do resto do corpo, causando uma sensação de estar em outro plano, outro cosmo; mente separada do corpo.
O superficial é contagioso. Às vezes é preciso presenciar uma tragédia para sentir que há sangue pulsante dentro das veias. Eis o momento, Cosmogonia te coloca em uma!
Esta peça de Rodolfo Vásquez caminha longe daquele esquema começo-meio-fim, o desespero da vida já se inicia no estágio final. À beira da morte. As horas contadas. As agulhadas sonoras são constantes e arrepiam até se não fossem ouvidas, parecem entrar pelos poros. Luz, sons, olhares, brancura, frieza, morte, uma circulação natural cósmica, a cadeia alimentar universal a qual nenhuma criatura, nenhum homem já provou, e nem vai escapar!
Quem aqui não está com as horas contadas? Mas isso não importa, você é somente mais um a ser engolido...


Texto, cenário e direção: Rodolfo García Vázquez
Iluminação: Emerson Fernandes
Trilha Sonora: Ivam Cabral
Elenco: Ivam Cabral, Cléo De Páris, Eduardo Castanho e Eduardo Metring
Quando:Quinta e sexta às 21h30. R$ 20,00
Duração: 60 minutos
Recomendação: Impróprio para menores de 14 anos
Em cartaz por tempo indeterminado
http://www.satyros.com.br/
praça roosevelt, 214 CEP 01303-020 são paulo/sp - tel. (11) 3258 6345

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Quem sai da tragédia da vida deve se perguntar:
- O que realmente vale a pena ser vivido?

Algumas vezes se olha para o mundo e o que se vê são pessoas com suas aspirações desnecessárias. Todas elas querem tanto... Coisas tão complexas, sofisticadas, querem dinheiro, luxo, querem ser desejadas, serem regadas em abundância, tarjadas de nomes como Armani, Y.S.Laurent, Gucci, Coco Chanel, Calvin Klein. Tornadas poderosas por Olestra, Wistrol, Viagra... Essas pessoas querem ser a figura do outdoor, que em nada se parece com um homem (ou mulher) de verdade! Acreditam profundamente no slogan da L’evis dos anos 70: liberdade é usar um jeans L’evis! - será possível ser profundo na superficialidade?

Alex Wild
02/09/2005 1:49h da madrugada!

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