12/22/2010

Carta para a menina


Para voce que agora está tao longe!


Ainda nao resolvi nada aqui, digo, algumas coisas sim, outras ficam pra trás, a hora delas vem chegando.

Mas tudo está indo, é impossível as coisas nao irem, acho que é uma sensaçao muito ruim, de medo, de ficar algo sem resoluçao, mas tudo caminha. Até quando as coisas estao estagnadas, cheias de lama, ficar parado também é uma forma de se movimentar, pode até ser a açao mais sábia de todas, dependendo de como se fica, dependendo da escolha. Nao é esse o meu caso!!! Nao esperava quebrar uma costela, nem encontrar pequeninas partículas sólidas e alienígenas dentro de mim!



Agora estou aproveitando pra ler as coisas que eu já esqueci, e já esqueci demais! Todas as pessoas falam que nao se lembram de nada do treino, e deve ser verdade, tanta informaçao e agora eu também nao lembro direito, é claro que se eu reler, vou me refrescar, assim espero! Mas voce me conhece, sabe que eu nao quero me lembrar, sabe que eu vou indo e vou indo, do lado contrário. Outro risco que corro, e esse eu aposto pra perder, é que eu vou descobrir que, quanto mais eu ler, menos saberei, porque conforme o conhecimento vem chegando, mais e mais nos apegamos aos detalhes... e como há detalhes...



O valor dos detalhes!
uma pedrinha...


detalhe
...
.

Tem muita coisa pra relembrar, números, procedimentos, coisas e coisas! Mas o que mais sinto falta de relembrar é daquilo que eu sou. Do que resta do que ainda sou. Ando escrevendo em partes, pensando em cacos. Tudo picotado. Quando faço algo inteiro, logo vem aquela vontade louca de estilhaçar as coisas. Outra atitude que ando tendo aqui é a de trocar o estado de "ser" pelo estado de "estar". Aqui eu "estou Alex”, nao “sou”, aqui eu "estou um Alex", um transitório... Aqui estou transitório, um ser errante que "vai seguindo" mais por dentro do que por fora. Talvez eu esteja indo até ver onde o motor aguenta, como na longa Highway. Vamos ver até onde posso me transformar. 



Aposto que todos mudamos, mas me assusto quando revejo alguns amigos do passado, amigos eternos que já deixaram de "ser" e somente "estao", e às vezes vejo aquele pequeno rastro de alguém que eu já vi, alguém que já "foi". Mas até onde vai essa transformaçao? Será só a mudança da casca, da pele? Será que no fundo nada muda? Que por mais que o mundo se esforce, que nós mesmo lutemos contra nossa natureza, nada realmente muda, que estamos condenados a sermos nós mesmos, até o fim? E se for, mas sendo o caso gravíssimo, a pessoa sendo somente casca, entao ela terá mudado completamente depois da troca de peles? Terá ela mudado algo que ela nem era, que nunca foi? E se formos todos assim, mesmo os menos rasos? Será como quando-acordamos-de-um-sonho que-nao-é-nosso... o que acontece, ah!... desaparecemos?

Está tocando Rachmaninov, concerto de piano número 1. Só pra saber o meu ritmo!

Sobre sua viagem, eu acho melhor mudar mesmo, pois todos estao tendo problemas com a Europa, essa deusa das águas. Um colega meu da República Tcheca "foi" pra Londres. Na verdade, quando ele estava chegando lá ele teve que voltar pra Dubai, acredita? Imagina isso, uma viagem longa dessas, com tantas expectativas, e tendo que voltar por causa de condiçoes sei lá do que, de tempo, de espaço, de tempo-espaço (?!) hahaha, segura essa, “E” de Einstein, me explica! hahaha.

Mas a Europa está nos ensinando como é a vida adulta, essa caixinha-de-surpresas-vazia! Os meus conhecidos que vao pra lá ficam com medo antes de ir, pois as coisas estao imprevisíveis! Nao sei por que esperar algo de alguém assim, assim, tao, tao...instáááável!!! hahaha

Acho que seria legal voce ir pra lá sim, mas agora está complicado, mas nao desiste nao. É muito bom ir pra outro lugar, e acho que se voce for no verao, entao será lindo! As coisas sao intensamente bonitas, o dia dura 3 ou 4 horas a mais que o normal, voce sabe, tudo é florido. Eu, com meu instinto-sombrio, fui no inverno mesmo! Talvez quisesse ver se minhas solidoes "inchavam" até explodir, naquela cidade, ou se a cidade explodiria em mim.



Coloquei a música do tal do Jesse aqui... triste hein?!

Vou continuar a ouvir e a escrever!

Esses dias fiquei sem internet. A internet estava funcionando, mas minha máquina de escrever futurística nao se conectava à rede... enfim, é a mesma coisa! Uma instabilidade e imprevisibilidade totais, assim como Eu e a tal moça-confusa-Europa, hoje em dia. Estou me sentindo comigo mesmo! hahaha Uma mudança de humores brutal, será castigo ou será uma escola? hahaha

O que é isso, menina? Que música é essa? Linda, linda, linda e suicídica! Ainda mais nesses momentos de solidao em que vivemos! Triste e linda, linda e triste. Me deixou angustiado, triste, é claro, e o que mais? ... Solitário, fraco, com aquela sensaçao de "onde estou e pra onde vou?", e "o que estou fazendo aqui?" E ainda, "se eu nao estivesse aqui, onde estaria?" Essas perguntas na cabeça, essa cabeça nas perguntas... Vivendo e trocando as coisas de lugar!

Quando eu paro para pensar na vida, a vida pára para pensar em mim. Fico tao assustado! Ela tem olhos enormes e úmidos, voce sabe como eu sou, quando olho para olhos umidos... Tudo é tao sem sentido. Logo começo a me ver neles, e eles se veem em mim. Ficamos infinitos diante um do outro e de nós mesmos! Em espelhos! Exatamente como deveria ser!

Hoje eu fui ao shopping e fiquei passeando, e como voce também sabe, essa-é-minha-diversao-favorita! Hahaha Mas eu me distraí, de verdade! De verdade mesmo, sem risadinhas! Foi divertido! 
Quase comprei uma calça-jeans, e uma calça-jeans quase me comprou! Hahaha Por sorte o rapaz da loja veio até mim e disse que a loja fecharia em 5 minutos, daí elas, as calças-jeans, nao tiveram tempo de resolver quem ficaria comigo, e naquela discussao calorosa dentro do provador-misto da Cidade-de-Plástico (paradoxo, claro!), elas ergueram suas vozes, ameaçaram-se, e eu acabei saindo de fininho! Meu plano infalível posto em prática, pra provar sua eficácia! Causar a confusao, discórdia e o caos para sair caminhando, elegantemente, pelo hall principal da casa, com os convidados a sorrir pra mim (ou a sorrirem?)! 
O caos e a discórdia tem também seu tempero! 

Logo logo eu me dobro e me penduro em um cabide...



...exatamente como o rapaz da outra história que eu escrevi, sobre Dolce & Gabanna. Hahaha Se eu estivesse na moda, me penduraria! Mas como sou algo meio “retro”, fico assim, no brechó, meio jogado, fora-da-vitrine, bem no estilo “pra-quem-sabe-olhar”. Em breve as coisas retornam, como cantou o tal "N" de Nietzsche, e tudo se transforma em fantasia, e a moda, tao sedutora e insuportável, tem que se retirar para logo retornar com outra maquiagem, enfim, um teatro somente estético...

Respondendo sua pergunta sobre o meu fim de ano. Será assim: ploft! Aqui, certamente. Almoçar com um pessoal que eu nao tenho certeza ainda, mas será em algum-lugar, isso eu aposto! Lugar-nenhum é que nao pode ser, pois aqui, na Cidade-de-Plástico, ir para lugar-algum é crime, pode ser algo fatal! Hahaha

As pessoas-que-ficam, as pessoas-que-nao-vao-voar, as pessoas-que-ainda-nao-sabem-voar, e as pessoas-feridas (eu, que sou mais de um!!), essas vao ficar aqui também... Pronto, vai ser assim. Sempre é divertido quando tem gente, pois as pessoas estao todas no mesmo barco! Por enquanto, claro, mas logo elas pegam seus barquinhos pessoais e começam a ir cada qual em uma direçao. Nao há crime nem pecado nisso, é só o inflar natural das velas. Eu me divirto, vivo, sorrio com elas, divido e duvido as suas tristezas, exponho algumas minhas, invento outras, mistifico, divido o que é temporário, e o que nao é, e o que sempre volta. Nos distraímos!



E entao os menos-estrangeiros seguirao juntinhos... Já os outros, os poucos, os forasteiros, os mais-que-estrangeiros, correrao e correrao soltos por aí... Isso se por cá houver mais de um desses, mas se nao houver, o ultra-estrangeiro continuará a passar e passar... águas e as estaçoes...



Um grande beijo, menina de longe!


...